No segundo domingo da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia , uma das solenidades mais lindas do tempo pascal. Essa celebração foi instituída por São João Paulo II no ano 2000, atendendo ao pedido feito por Jesus à Santa Faustina Kowalska: que fosse reservado um dia especial para exaltar Sua misericórdia infinita.
A Festa da Misericórdia não é apenas uma devoção opcional, mas uma celebração litúrgica oficial da Igreja, que está profundamente ligada ao Mistério Pascal. Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, mostra Suas chagas e sopra sobre eles o Espírito Santo para o perdão dos pecados (Jo 20,19-31). É nesse Evangelho que vemos a Misericórdia em ação!
Jesus revelou à Santa Faustina que, neste dia, “todas as comportas do Meu Coração serão abertas” e que almas que se aproximarem da Confissão e da Eucaristia receberão graças extraordinárias , semelhantes a um “segundo batismo”. Ele prometeu perdão total das culpas e penas — algo raríssimo fora dos Sacramentos!
Jesus Misericordioso apareceu a Santa Faustina
“Neste dia, todas as comportas através das quais as graças fluem estão abertas.” (Diário de Santa Faustina, n. 699)
Celebrar a Divina Misericórdia é mergulhar na fonte inesgotável do amor de Deus. É deixar que o Ressuscitado nos renove com Seu perdão, Sua paz e Sua ternura. É também um chamado: sermos misericordiosos como o Pai!
Neste domingo, venha celebrar conosco na Santa Missa da Festa da Misericórdia. Traga sua confiança e seu coração. Jesus quer te encher com Sua paz!
“Jesus, eu confio em Vós!”